Este espaço é dos "loucos"...

"...Os desajustados. As pecinhas redondas nos buracos quadrados. Aqueles que enxergam diferente... Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou não. Mas a única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas. Eles empurram a raça humana para evolução. E, enquanto alguns os vêem como loucos, nós os vemos como gênios. Porque as pessoas loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo...

São as que mudam!

05 setembro 2009

Dados importantes sobre a água

* De toda a água existente no mundo, 97,5% estão nos mares e oceanos. Apenas 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, chamadas de “água doce”. Desta quantidade, menos de 1% (rios, lagos e outras fontes) está disponível para consumo.

* Estoque de água potável hoje disponível no planeta é de 12,5 mil km3.

* O Brasil tem 12% da água doce corrente do mundo.

* Entre 1970 e 1995 a quantidade de água disponível para cada habitante do mundo caiu 37%.

* Hoje, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não têm acesso a água limpa.

* A cada 8 segundos morre uma criança por doença relacionada à água, como desinteria e cólera.

* 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída.

* A agricultura concentra a maior parte da água consumida no planeta, com média de 70%.

* A cada 20 segundos morre uma criança vítima de más condições de saneamento que afetam cerca de 2,6 bilhões de pessoas no mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas)

* Na limpeza das calçadas, em vez do esguicho, recomenda-se o uso da vassoura e do balde. Cerca de 15 minutos de água correndo pelo esguicho podem representar 14.500 litros gastos em um ano. Lavar carro representa uma perda de 380 litros, quando, com o balde, 40 litros seriam o bastante.

* Com relação à louça, em 15 minutos, se vão 240 litros à toa. Com a torneira aberta para a pessoa escovar os dentes, o consumo de água chega a 12 litros em apenas cinco minutos. Com a torneira fechada, o consumo é de apenas um litro. A descarga com válvula acionada durante seis segundos consome 10 litros de água. O sistema defeituoso eleva o gasto a 30 litros. A ducha é responsável por 240 litros de água em 15 minutos.


Fonte: Folder Romaria das Águas 2009

Entre em contato:

Endereço:
Rua Jose Costa de Medeiros, 1745 - 3º Andar, Centro -
Gravataí / RS - CEP: 94.010-210
- MAPA -

E-mail institucional: onda@ondasocioambiental.org.br
E-mail do presidente:

Entre nessa Onda!